O uso de games e filmes no Ensino de Geografia

um estudo de caso com alunos do 3º ano do Ensino Médio

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto USP
  • David Augusto Santos

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados de um estudo de caso desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola municipal de São Caetano do Sul, resultado do projeto “A construção do raciocínio geográfico na escola pública”, em parceria com o Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático (LEMADI), do Departamento de Geografia da USP. Neste projeto, foi proposto aos alunos e alunas o desenvolvimento de interpretações de filmes e jogos (eletrônicos ou não) a partir de conceitos geográficos como território, espaço, lugar, escala. Além disso, solicitamos aos discentes construíssem análises que possibilitassem a articulação entre os contextos dos filmes e jogos com os conteúdos vinculados a geografia, principalmente relacionados à regionalização do espaço mundial. A partir do estudo foi possível perceber os jogos os filmes podem ser importantes instrumentos de mediação pedagógica a serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem em geografia, contribuindo para a construção do raciocínio geográfico pelos alunos e alunas.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas