Como trabalhar o cinema nas aulas de Geografia?

Apontamentos para uma prática em aberto

Autores

  • Gabriela Naiara de Souza Cande Unesp Presidente Prudente
  • Cláudio Benito Oliveira Ferraz Unesp Presidente Prudente

Resumo

Como participantes do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas (GPLG), desenvolvemos uma análise para sobrepor a formação do professor e seu papel em sala de aula, a partir das linguagens imagéticas do cinema, para que o uso de filmes acrescentasse de uma forma artística e filosófica o campo do conhecimento por parte dos alunos que através do projeto de extensão financiado pela Proex/UNESP, possibilita o trabalho na escola EM Vilma Gianotti Martinez. Tendo como base a Lei nº 13.006, que o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), aprovou em 26 de junho de 2014, que estabelece obrigatoriedade da exibição de filmes de produção brasileira nas escolas públicas e particulares, de todo o território nacional. Como decorrência, pontuamos nosso entendimento sobre a questão da linguagem cinematográfica, estabelecendo nosso referencial para contribuir com o planejamento de atividades interdisciplinares para a melhor qualificação do professor.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas