Decodificação dos discursos geopolíticos da mídia na Educação Básica

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Vicente de Paula Leão Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma reflexão teórica e pesquisa de campo sobre a influência dos discursos geopolíticos da mídia no processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos anos finais da Educação Básica. Nosso estudo apresenta algumas colocações sobre as relações mídia/público contempla as discussões sobre a importância da mídia na atual conjuntura geopolítica global e culmina na observação do cotidiano escolar. Embora se trate de uma pesquisa ainda em andamento, é possível constatar que, de maneira geral, apesar de não possuir o mesmo poder de convencimento registrado em outras épocas, o discurso midiático, no tocante às questões geopolíticas, ainda é o principal fator que condiciona tanto a formação de opinião do professor quanto à construção do conhecimento por parte dos alunos. Não obstante, grande parte dos docentes ainda concebe o material midiático apenas como mais um recurso didático e não como objeto de estudo a ser sistematizado em sala de aula.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas