A contribuição do ambiente virtual de aprendizagem para formação inicial de professores de Geografia

Autores

  • Cláudio Marinho IG Unicamp
  • Ronaldo Barbosa

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa em andamento sobre formas alternativas de análise de cursos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), mais especificamente quanto às correlações entre ambientes, proposta pedagógica de ensino dos professores e objetivos dos cursos. Como objeto inicial de análise, parte-se da disciplina de Estágio Supervisionado de um curso de Licenciatura em Geografia, que teve como característica singular o fato dos professores responsáveis pela disciplina, utilizar os recursos do AVA como apoio ao ensino presencial. Por meio de uma revisão bibliográfica e levantamento junto ao AVA desta disciplina, discute-se possíveis relações entre as configurações do ambiente e a proposta pedagógica de ensino dos professores. Como conclusão parcial nota-se que foram utilizados recursos capazes de viabilizar a proposta pedagógica, fazendo do AVA mais que um repositório de arquivos e links, mas um instrumento de registro e compartilhamento das ações desenvolvidas. Discute-se possibilidades de novas estratégias de formação de professores que possam usar as ferramentas da EAD como algo que vem a contribuir com o ensino presencial.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas