A aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia na página protótipo “Desenvolvimento Urbano” do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos

Autores

  • Ana Paula Mateucci Milena Unesp Rio Claro
  • Andrea Aparecida Zacharias Unesp Ourinhos

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), vistas pela educação, transformaram a relação dos alunos com o conteúdo escolar e trouxeram novas possibilidades para o ensino. Com ela viu-se surgir, na Geografia, mapas digitais e interativos que permitem aos alunos novas possibilidades, com maior interação. E, por outro, dão ao professor ferramentas para novas práticas pedagógicas que envolvem o uso de tecnologias. Aliado ainda ao incentivo feito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o estudo do lugar e fazendo o uso das TIC’s desenvolve-se o Atlas Municipal Escolar de Ourinhos em versão digital. Para fundamentar sua proposta e compreender como se dá a aprendizagem dos alunos através desse material, essa pesquisa objetivou entender como os alunos, ao internalizar conceitos fazendo uso de animações, interações, entre outros efeitos multimídia, constroem o conhecimento; o que vai servir, sobretudo, de norteador para a elaboração da versão final do Atlas digital que anseia por contribuir com o ensino do lugar. Baseado na pesquisa qualitativa, através da pesquisa etnográfica e do estudo de caso, foi feita uma aplicação da página protótipo “Desenvolvimento Urbano” nas séries finais do ensino fundamental, buscando analisar a viabilidade e recepção desse material. Os resultados mostram que o material foi bem recebido entre alunos e professores, contribuiu para o estudo dos conceitos ligados ao Atlas, além dos conteúdos paralelos que ele pode trabalhar, demonstrando assim grande potencial para o ensino.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas