Musicalizando a Geografia

reflexões sobre o uso da paródia na sala de aula

Autores

  • Julio Guills Mattos dos Santos UFF
  • Luísa Soares Mendonça Smiderle UFF
  • Lívia Vargas de Souza
  • Amélia Cristina Alves Bezerra UFF

Resumo

Este artigo emergiu do esforço em contribuir com novas abordagens para o ensino de geografia, neste caso, a partir da inserção da linguagem musical representada pela paródia, entendida aqui como um recurso discursivo. Este trabalho objetiva relatar e refletir sobre uma experiência viabilizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que possibilita o contato de professores ainda em formação com o universo escolar, dando-lhes a oportunidade de atuar de forma conjunta com docentes da rede pública de ensino. A leitura expõe o resultado de uma interpretação do currículo mínimo da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, materializada por meio de uma atividade em que buscamos dialogar com as experiências sócio-espaciais dos discentes envolvidos como processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizamos a linguagem musical como forma de diálogo com os conteúdos geográficos, especialmente a questão ambiental. O artigo encontra-se dividido em três partes, a primeira delas elabora uma introdução ao tema, momento em que discutimos as aproximações entre música, currículo e Geografia. A segunda parte dedica-se a narrativa da experiência vivenciada na sala de aula e denomina-se: Paródia e Geografia: narrando as experiências cotidianas na sala de aula e, por último, as considerações finais.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas