Mapas mentais no Ensino de Geografia
trajetórias múltiplas dos terceiros anos do Ensino Médio
Resumo
Com esta prática educativa, procuramos descrever e suscitar reflexões sobre o projeto realizado a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II do Instituto de Geociências na Unicamp. A metodologia utilizada no trabalho contemplou o uso de mapas mentais com estudantes de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública do estado de SP. O projeto foi concebido com o intuito de satisfazer as inquietações dos discentes e docentes, identificadas em sala de aula, acerca das desigualdades instituídas e reproduzidas nos ensinos público e privado; o uso de mapas mentais almejou, assim, munir os estudantes com estratégias próprias que lhes ampliasse a capacidade de relacionar criticamente a realidade e o saber teórico, promovendo uma aprendizagem significativa. O resultado desta empreitada pode ser auferido quantitativamente, no acréscimo considerável às médias bimestrais da maior parte dos alunos ao longo do ano letivo, mas principalmente na maneira como esta mudança metodológica dinamizou o engajamento e pró-atividade nos processos de aprendizagem dos alunos, aumentando sua autonomia por disputá-los.