A prática docente

a atividade como constructo do saber do professor de Geografia

Autores

  • José Gilberto de Souza Unesp Rio Claro
  • Paula Cristiane Strina Juliasz Unesp Rio Claro

Resumo

Os conceitos e o conteúdo geográficos são a centralidade, pontos de mediação concretos entre os sujeitos sociais da escola, consubstanciam-se em elementos fundantes do processo de construção social de professores e estudantes, simultaneamente, em suas capacidades de ler, interpretar e atuar no mundo. Essa concepção sobre formação de professores nos cursos de licenciatura de Geografia implica na relação entre o campo de ensino e aprendizagem as práticas pedagógicas e como são teorizadas e articuladas ao ensino de Geografia e à trajetória do pensamento Geográfico. Partindo desse pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca das interações entre Pedagogia e Geografia e prática docente, na formação de professores de Geografia por meio da disciplina Teoria e Atividades no ensino de Geografia, desenvolvida na Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Demarca-se aqui uma concepção acerca da escola e a centralidade que se assume frente ao conteúdo, fundamentada nas proposições histórico-críticas e aproximações com as reflexões sociointeracionistas. Partimos da compreensão de que o conhecimento científico se constitui como um instrumento de superação das desigualdades e como o professor que “não sabe” e, portanto, “não ensina”, compromete e condena a trajetória de sujeitos sociais ao negligenciar o trabalho, seu comprometimento no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas