Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do Encontro Regional de Ensino de Geografia
Arquivos
Organizadores
Sobre
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
2018: Ensinar Geografia com a diferença e com a política
2018: Ensinar Geografia com a diferença e com a política
Publicado:
01.03.2022
Expediente
Expediente
Comissão Organizadora
1-9
PDF
Apresentação
Apresentação
Comissão Organizadora
12-13
PDF
Oficinas Pedagógicas
A moradia, a produção do espaço e o Ensino de Geografia
Sandra de Castro de Azevedo, Tiago Marini Ribeiro, Felipe Moretto Moura, Thais de Cássia Silva Lemos
14
PDF
Metodologias ativas em sala de aula
as tecnologias educacionais e o papel do professor no Ensino de Geografia
Maico Diego Machado
17
PDF
América Latina nos livros didáticos do Ensino Médio
uma análise sob a perspectiva da Geografia Política
Claudio Roberto Ribeiro Martins
16
PDF
Criando jogos de simulação para estimular o pensamento espacial
Thiara Vichiato Breda
15
PDF
Trabalhos acadêmicos e práticas educativas
A prática docente
a atividade como constructo do saber do professor de Geografia
José Gilberto de Souza, Paula Cristiane Strina Juliasz
18-29
PDF
Mostra científica aplicada ao ensino-aprendizagem de Geografia Física nos anos Finais do Ensino Fundamental
Tânia Jesus Santos, Fábio Carvalho Nunes, Marcos Antonio Santos dos Santos
41-53
PDF
A proposta didática de Aziz Nacib Ab’Sáber para formação de professores contida no "Projeto Brasileiro para o Ensino de Geografia" (1975)
Thiago José de Oliveira, Márcia Cristina de Oliveira Mello
30-40
PDF
Reflexões sobre o uso de narrativas digitais como recurso formativo no estágio em Geografia
Danilo Carneiro Valente, Danilo dos Santos Depieri da Rocha
54-61
PDF
O PIBID e a formação de professores
possibilidades e dificuldades de uma política de valorização docente e sua espacialização no Brasil
Debora Cristina Vieira de Simas
62-74
PDF
A questão da terra no Brasil
um debate no Grupo de Estudos de Geografia e História
Fabiana Bardela Lopes, Marcos Z. Farhat Júnior, Wellington D. Strabello, Wellington D. Strabello
75-84
PDF
O Estágio Supervisionado como espaço de pesquisa
os conceitos de lugar e território na análise do cotidiano escolar
Jéssica Danielle Ferreira do Amaral
85-94
PDF
Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho propondo o currículo de Geografia da escola secundária (1935)
João Luiz Cuani Junior, Márcia Cristina de Oliveira Mello
95-106
PDF
Os primeiros professores de Geografia formados na USP (1934-1960)
Márcia Cristina de Oliveira Mello, Geyce Iris Goering Maia
107-114
PDF
As geografias da sala de aula
ensinando e aprendendo com os itans
Denise David Caxias, Júlio Guills Mattos dos Santos
115-125
PDF
Posso te chamar de princesa? Situação das mulheres em conto de fadas e a arte para o Ensino de Geografia
Felipe Costa Aguiar, Antonio Bernardes
126-137
PDF
Interdisciplinaridade
uma prática para a compreensão da questão indígena
Iára Leme Russo Cury, Maria Isabel d’Andrade S. Moniz, José Gilberto de Souza
138-149
PDF
A abordagem multicultural no Ensino de Geografia
feira cultural como prática no processo de ensino-aprendizagem
Raquel Figueira Bastos
150-162
PDF
Experiência de estágio
reflexões sobre o caderno do aluno utilizado como material didático
Bismarc Pereira de Souza Teixeira
163-171
PDF
BNCC
análise e perspectivas de professores de Geografia e História da rede municipal de Campinas
Clayton José Budin, Acácia Aparecida da Silva, Alexandre José Del Acqua, José Cícero Alves
172-180
PDF
As escolas rurais, as políticas públicas e a realidade do campo
Felipe Moretto Moura, Sandra de Castro de Azevedo
181-193
PDF
O ensino de climatologia sob uma abordagem dinâmica
considerações sobre documentos educacionais normativos
Antonio Carlos Oscar Junior, Larissa Romana de Oliveira Araujo
194-202
PDF
Formação docente para Ensino de Geografia nos anos iniciais
considerações sobre a matriz curricular do Curso Normal no estado do Rio de Janeiro
Larissa Romana de Oliveira Araujo, Nilton Abranches Junior
203-210
PDF
A construção do conceito de Antropoceno no Ensino Médio
abordagem interdisciplinar entre Geografia e Biologia
Murilo do Amaral Lula, Renata Chagas Virgili
211-218
PDF
A inclusão escolar
das políticas a realidade da Telessala
Thaís de Cássia Silva Lemos
219-229
PDF
Uma experiência com o PIBID de Geografia
terceirização trabalhista, e agora José?
Demile Andrade Teixeira
230-236
PDF
Formação por projetos em nível superior
experiência pedagógica da disciplina de análise da informação socioespacial
Francielly Naves Fagundes, Jose Gilberto de Souza
237-248
PDF
Prática de ensino sobre a paisagem em região de fronteira agrícola Amazônica
aspectos estruturais e subjetivos
João Vitor Gobis Verges, Anderson Marioto, Nivea Masssaretto Verges
249-255
PDF
O trabalho de campo como promotor de uma educação e conhecimento contextualizados e particip(ativos)
o caso da E.E. Dr. Newton Oppermann, Campinas (SP)
Joseane Carina Borges de Carvalho, Maurício Compiani
256-267
PDF
As imagens nos livros didáticos de Geografia e suas implicações na construção de sentidos
José Vitor Rossi Souza
268-279
PDF
O estudo do meio como metodologia de ensino de conceitos fundamentais em Geografia
uma prática pedagógica no Bosque Municipal Fábio Barreto – Ribeirão Preto/SP
Odair Ribeiro de Carvalho Filho
280-291
PDF
“A torre me protege! ”
o jogo de xadrez e o mapa mental
Ralfe de Souza Medeiros da Silva
292-302
PDF
“Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?”
reflexões sobre a Cartografia Escolar brasileira
Thiara Vichiato Breda
303-316
PDF
A utilização dos jogos na alfabetização cartográfica
Isa Ribeiro Pessanha
317-324
PDF
Histórias em quadrinhos no Ensino de Geografia
possibilidades e propostas
Victor H. da S. Nerys, Anniele S. F. Freitas
325-333
PDF
PIBID Geografia e a interdisciplinaridade com a Educação Física
jogar Handbol e aprender Cartografia
Wesley Erasmo Alves Boitrago, Cristiane Ribeiro Azevedo, Pedro Henrique Maia de Carvalho
334-343
PDF
Atividade Álbum de Família no Ensino de Geografia
primeiras impressões de um projeto em construção
Deborah da Costa Fontenelle
345-353
PDF