A proposta didática de Aziz Nacib Ab’Sáber para formação de professores contida no "Projeto Brasileiro para o Ensino de Geografia" (1975)
Resumo
Na década de 1920 no Brasil surgiu um debate sobre a educação e a inserção de um novo modelo de ensino denominado de Escola Nova. No que se refere ao ensino de Geografia tivemos as contribuições de Carlos Miguel Delgado de Carvalho, Antônio Firmino Proença, João Augusto de Toledo dentre outros professores que manifestaram suas perspectivas escolanovistas, por meio dos manuais de ensino. O movimento escolanovista trouxe repercussões na maneira de se pensar o ensino de Geografia nas escolas. Este pensamento influenciou uma geração de renomados professores que se formaram no curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLC) da Universidade de São Paulo (USP), entre eles Aziz Nacib Ab’Sáber. Destacaremos assim, a contribuição de Aziz para o ensino de Geografia. O renomado professor conclui a licenciatura em Geografia em 1944, foi professor da então escola secundária, antes de se tornar docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC SP) e professor titular de Geografia Física na (USP). Em 1975 Aziz produziu a coleção didática denominada Formas de Relevo, cuja análise propomos fazer. A pesquisa está em andamento desde 2017 a partir da participação como bolsista de treinamento técnico I, no projeto Orientações metodológicas destinadas aos professores de Geografia para o ensino secundário da escola paulista (1934 1960). Durante a pesquisa foi possível o contato com fontes documentais em formato de entrevistas concedida pelo ex alunos do curso de Geografia e História da USP, Aziz Ab’Sáber. Assim, tem se como objetivos compreender a proposta didática de Aziz Nacib Ab’Sáber, para o ensino de Geografia no então segundo grau, contida no “Projeto brasileiro para o ensino de Geografia (1975); analisar o conjunto dos textos didáticos Formas de relevo: texto básico, Guia do professor e trabalhos práticos; e identificar as orientações didáticas propostas pelo autor no que se refere a seleção dos conteúdos e metodologia de ensino de Geografia.