Mostra científica aplicada ao ensino-aprendizagem de Geografia Física nos anos Finais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo visa abordar alternativas para a melhoria no ensino de Ciências nas aulas de Geografia Física a partir da Mostra científica de solos. A metodologia desta pesquisa desenvolve-se três etapas: pré-mostra, mostra e pós-mostra através de uma sequência de stands nomeados por: minerais e rochas, intemperismo e erosão, Pedogênese e atributos morfológicos e atividades lúdicas; realizada no IF Baiano – Campus Santa Inês. O trabalho contemplou 19 alunos, dos anos Finais do Ensino Fundamental e uma professora de geografia. Para aferir os conhecimentos prévios e adquiridos realizaram-se entrevistas, observação do comportamento dos alunos durante o evento e aplicação de questionários objetivos antes e depois da mostra. Conclui-se que a atividade estimulou estudantes e professora, os quais denotaram, através de um questionário, relatos espontâneos e entrevistas a importância da atividade para a sensibilização da comunidade escolar, para o ensino e consolidação de conceitos e processos ambientais, bem como para a compreensão das distintas configurações do espaço geográfico. Por fim, é necessário alertar para a necessidade de trabalhar os conteúdos referentes aos solos na escola básica brasileira, sendo importante a inserção de conteúdos e suporte no livro didático, bem como melhorar a capacitação dos professores.