O PIBID e a formação de professores

possibilidades e dificuldades de uma política de valorização docente e sua espacialização no Brasil

Autores

  • Debora Cristina Vieira de Simas UERJ FFP

Resumo

O objetivo deste artigo é tratar a política de formação de professores apresentada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a sua espacialização no Brasil. O PIBID visa à formação do professor, o apoio à escola pública na transformação do espaço escolar, o aprimoramento no ensino pelo viés da valorização docente e o reconhecimento do espaço da escola como de produção de conhecimento. No atual cenário de contradição e grande desigualdade social, o PIBID vem se colocando como resistência e recognição da formação de professores. Sendo um programa com poucos anos de existência, vem sendo colocado pela CAPES como uma política pública de alto impacto na qualidade da formação de professores. É preciso, portanto, levantar algumas questões que ajudem a pensar nos limites e possibilidades do programa bem como as possibilidades de materialização de propostas e projetos pedagógicos na perspectiva da construção crítica do conhecimento, considerando as condições de formação dos professores e as possibilidades e limites teóricos e práticos proporcionados do programa. Nessa perspectiva, este artigo se orienta em apresentar a proposta do programa, sua abrangência no Brasil e sua distribuição nas esferas pública e privada entre os anos de 2014 a 2017.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas