A questão da terra no Brasil

um debate no Grupo de Estudos de Geografia e História

Autores

  • Fabiana Bardela Lopes Professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC)
  • Marcos Z. Farhat Júnior Professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC)
  • Wellington D. Strabello Professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC)
  • Wellington D. Strabello Professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC)

Resumo

O Grupo de Estudos (GE) de Geografia e História da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC) é formado por professores de Geografia e História que atuam em sala de aula e reúnem-se semanalmente com o objetivo de discutir temas relevantes à sua prática educativa. Um dos temas escolhidos para o ano de 2018 foi a questão da terra no Brasil, tendo como objetivo aprofundar o debate sobre a questão da reforma agrária no Brasil, a atuação do MST e os assentamentos agroecológicos como possibilidade de uma agricultura mais sustentável, econômica e socialmente. A partir da escolha do tema, o grupo, democraticamente, foi definindo as ações para cada encontro. Entre as ações escolhidas, estão a realização de um trabalho de campo pelos professores, que consistiu em uma visita ao acampamento “Marielle Vive”, localizado no município de Valinhos. O acampamento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O propósito desta atividade foi conhecer de perto a situação vivida por quem luta pela terra no Brasil, saindo somente do campo teórico. Outra atividade realizada foi a participação no lançamento do Projeto de Agroecologia do Circuito das Frutas, em Valinhos. Também contamos com a presença, em uma de nossas reuniões semanais, de uma liderança da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), entidade que atua especialmente na formação, acompanhamento e apoio a cooperativas autossustentáveis em diversos segmentos, sendo um deles o agroecológico. Por fim, diversas leituras de textos teóricos foram realizadas pelo grupo. Como resultados das atividades, esperamos que os professores possam ter mais conhecimentos sobre a questão da terra no Brasil para que possam trabalhar o tema com os alunos com mais profundidade e pertinência, tendo como base central o olhar das pessoas que participam diretamente dos movimentos.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas