O Estágio Supervisionado como espaço de pesquisa

os conceitos de lugar e território na análise do cotidiano escolar

Autores

  • Jéssica Danielle Ferreira do Amaral Unifal

Resumo

Na atualidade, entende-se a realidade escolar como fonte de diversos temas propícios para a pesquisa acadêmica. Este trabalho buscou compreender a relação do aluno com a escola por meio dos conceitos geográficos de lugar e território embasados no método fenomenológico. O objetivo fora esmiuçar esta relação, considerando o sentimento de pertencimento ou exclusão do discente, e a influência de ambas as partes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo do pressuposto de que a escola não está isolada da sociedade e que diversos fatores sociais interferem no cotidiano escolar, faz-se necessário interpretar a comunidade em que está inserida para que se possa aprofundar a análise deste corpus. A escola analisada se localiza na periferia da cidade de Alfenas - MG e apresenta um alto índice de vulnerabilidade social. Por meio da experiência no período de realização do estágio supervisionado, identificou-se uma tensão nas relações dos agentes envolvidos no espaço escolar, destacando-se, neste processo, o sentimento de não pertencimento dos alunos ao lugar-escola.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas