A abordagem multicultural no Ensino de Geografia

feira cultural como prática no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Raquel Figueira Bastos UFF

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Benta Pereira, localizado no município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro. Com base no currículo mínimo da rede estadual de ensino, a partir das suas habilidades e competências previstas, e dos fundamentos do multiculturalismo aberto e interativo de Candau (2009) propôs-se como atividade avaliativa na disciplina de geografia no ano letivo de 2017 a elaboração de uma feira cultural das regionalizações mundiais com os objetivos de: estimular no aluno a capacidade de liderar, criar e organiza-se; desenvolver tanto nos alunos quanto nos professores a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos; possibilitar aos alunos a ampliação do seu conhecimento de mundo, relacionando os conteúdos estudados com a realidade ao seu redor, e elaborar uma pesquisa aprofundando os conhecimentos sobre os diversos aspectos da região estudada, para que também fosse feita uma exposição e apresentação no dia proposto. Esta atividade teve caráter abrangente envolvendo aspectos socioculturais, econômicos, e políticos de diversas regiões mundiais, que foram abordados através da música, dança, culinária, trajes típicos, localização geográfica, história, entre outros. A partir desta atividade observou-se que a visão do aluno em relação a culturas “primitivas” e culturas “superiores” mudou, onde os mesmos puderam ampliar o seu próprio conceito do que é primitivo e do que é superior no que tange a sociedade e a cultura. Além disso, os alunos conseguiram associar aspectos culturais de sua vivência com as demais regiões pesquisadas, articulando com os conceitos desenvolvidos acima.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas