BNCC

análise e perspectivas de professores de Geografia e História da rede municipal de Campinas

Autores

  • Clayton José Budin Professor da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC)
  • Acácia Aparecida da Silva Professor da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC)
  • Alexandre José Del Acqua
  • José Cícero Alves Professor da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC)

Resumo

O presente trabalho foi um desdobramento dos estudos realizados pelo Grupo de Estudos de componentes curriculares de Geografia e História, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Seu objetivo foi analisar a parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao Ensino Fundamental, bem como seus propósitos para o ensino e aprendizagem no Brasil. Para isso, procedemos a leitura crítica do documento, cotejando-o com iniciativas da mesma natureza, como as Diretrizes Curriculares Municipais, e com outros estudos, vídeos, e participação em debates públicos. Nossa principal conclusão foi que, apesar de trazer em sua introdução um discurso de valorização das realidades, experiências e autonomia locais, a BNCC criou modelos rígidos (as tabelas de “unidades temáticas”, “objetos de conhecimento” e “habilidades”) centralizados pela União, que privilegiam um núcleo de “conteúdos duros” que dão pouco espaço à autonomia local, e são pouco afeitos ao despertar do senso crítico pelos alunos, à formação para a cidadania ou ao desenvolvimento cognitivo futuro. Em perspectiva comparada à BNCC, as Diretrizes Municipais têm um olhar mais abrangente, que valoriza os contextos escolares e a autonomia da escola.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas