As escolas rurais, as políticas públicas e a realidade do campo

Autores

  • Felipe Moretto Moura Unifal
  • Sandra de Castro de Azevedo Unifal

Resumo

As escolas rurais no Brasil vivem uma constante luta para a construção de uma educação que atenda as especificidades de seu modo de vida, valorização dos sujeitos e combate a ausência de conteúdos do campo em seu currículo, através da consolidação de marcos legais e diretrizes, estes institucionalizam a luta, porém essas se consolidam a partir de processos micropolíticos de disputa. Dentre esses marcos legais o PNLD-Campo é enfatizado neste artigo enquanto possibilidade frente aos avanços neoliberais e o desmonte da educação, junto ao fechamento de escolas do campo, visando a dialética do Estado dentre a conquista de políticas públicas. De modo qualitativo o trabalho buscou apresentar dados da realidade das escolas do campo a partir do ano de 2013 no cenário nacional como forma de evidenciar a precarização do ensino. Constata-se que as lutas para a efetivação de uma educação do e para o campo necessitam de maior força e apoio para frear o avanço da ideologia hegemônica do capital sobre a educação.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas