O ensino de climatologia sob uma abordagem dinâmica

considerações sobre documentos educacionais normativos

Autores

  • Antonio Carlos Oscar Junior UERJ
  • Larissa Romana de Oliveira Araujo UERJ

Resumo

A disciplina de Geografia, componente curricular obrigatório na Educação Básica, abarca diferentes conteúdos em seu escopo, desde a escala local, que remete à realidade imediata do aluno, até a escala global. Aproximar essas escalas é um desafio, em especial no que se refere a alguns temas geográficos específicos, a exemplo da climatologia. Em oposição à climatologia estática, aquela que convencionou-se chamar de climatologia dinâmica visa compreender o clima como resultado da sucessão de tipos de tempo, oriundas da interação de fatores e elementos climáticos, materializados na circulação atmosférica. Para compreender como este tema tem sido abordado no ensino básico, é necessário atentar para como os documentos educacionais normativos estruturam os conteúdos de Geografia ao longo das séries e anos do Ensino Fundamental e Médio, bem como as orientações para o trabalho dos temas. Com este mote, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a Climatologia está presente nos currículos da Educação Básica a partir das políticas públicas educacionais, compreendendo as temáticas a serem discutidas bem como as habilidades e competências a serem exploradas. Para tanto, foram explorados a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e o Currículo Mínimo de Geografia produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Como resultados parciais, contatou-se que o ensino de Climatologia está concentrado nos currículos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Percebeu-se as orientações para abordagem dinâmica do clima, superando a superficialidade da descrição e classificação. Os textos dos documentos oficiais foram associados a referências bibliográficas acerca do ensino de Geografia e, mais especificamente, da climatologia, em que se constatou um descompasso entre o que é afirmado pelos documentos e a prática. A pesquisa é desenvolvida no âmbito do projeto “Climatologia para Todos”, do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e encontra-se em estágio inicial. Como encaminhamentos futuros, pretende-se organizar questionários a serem aplicados com professores de Geografia da Educação Básica sobre a prática de ensino em sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Climatologia.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas