Formação docente para Ensino de Geografia nos anos iniciais
considerações sobre a matriz curricular do Curso Normal no estado do Rio de Janeiro
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo abordar como a Geografia se insere no currículo e nas políticas educacionais que regem o Magistério de nível médio, denominado na rede pública do estado do Rio de Janeiro como Curso Normal. Pretende-se identificar as habilidades e competências dispostas no Currículo Mínimo de Geografia, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), em 2012. Serão analisados também os currículos de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa e Laboratórios Pedagógicos, a fim de investigar como os saberes geográficos são trabalhados no âmbito da formação profissional específica. A pesquisa se justifica pela importância de estudar a formação docente inicial, em especial aquela que é direcionada à atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vale ressaltar que um único professor é responsável por trabalhar o conjunto de áreas do conhecimento, o que demanda uma formação docente completa, que abarque os conteúdos específicos das disciplinas e suas metodologias de ensino. Tal formação permitiria ao profissional trabalhar a Geografia de forma mais dinâmica, a partir de uma abordagem processual, lançando mão de recursos inovadores para além das práticas tradicionais difundidas. Nesse sentido, o Curso Normal, um dos meios de formação para atuação na primeira etapa do Ensino Fundamental, pode ser um campo de estudos válido no sentido de identificar lacunas e demandas nesse processo. Os procedimentos metodológicos consistiram na investigação das políticas educacionais de nível estadual que normatizam a oferta do Curso Normal no Estado do Rio de Janeiro. Foram analisados outros documentos de abrangência nacional que regulamentam a modalidade, além da leitura da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Os Currículos Mínimos elaborados pela SEEDUC ofereceram subsídios para compreender como estão dispostos os conteúdos de Geografia no Ensino Médio, bem como as habilidades e competências a serem desenvolvidas. Foram identificadas lacunas no que se refere ao ensino de Geografia no Curso Normal, entre eles: a ausência da disciplina da grade curricular do 3º ano; a ausência de carga horária específica para práticas de ensino de Geografia; e o não direcionamento de carga horária de estágio supervisionado para observação, coparticipação ou regência em aulas de Geografia.