A construção do conceito de Antropoceno no Ensino Médio

abordagem interdisciplinar entre Geografia e Biologia

Autores

  • Murilo do Amaral Lula Professor de Geografia da Escola Estadual Vitor Meireles - Campinas (SP)
  • Renata Chagas Virgili Professora de Biologia da Escola Estadual Vitor Meireles - Campinas (SP)

Resumo

Trata-se de um relato de prática pedagógica interdisciplinar entre a Geografia e Biologia, realizado durante o primeiro semestre de 2018 na Escola Estadual Vitor Meireles, pertencente ao Programa de Ensino Integral (PEI), no município de Campinas -SP. Os resultados obtidos a partir da organização da disciplina eletiva evidenciaram como as questões relacionadas ao meio ambiente, podem tornar-se atrativas para os estudantes do Ensino Médio, quando a abertura para a temática ambiental é a partir de assuntos presentes no cotidiano deles. Nesse sentido, o ritmo musical Reggae, foi uma das abordagens utilizadas como ferramenta de sensibilização e envolvimento dos estudantes no processo de ensino- aprendizagem ligando conceitos como: evolução geológica e da vida no planeta Terra, o conceito de Antropoceno, muito utilizado atualmente e pouco presente no currículo das escolas, impactos ambientais nas esferas terrestre, além da apresentação de medidas mitigadoras de preservação dos impactos verificados no Brasil e Mundo. A iniciativa de sistematização deste relato de experiência didático/pedagógica ocorreu devido ao caráter peculiar que a musicalidade conseguiu no envolvimento dos jovens nas questões ambientais e mereceu um registro detalhado, na maneira como os resultados obtidos se mostraram bem próximos daqueles propostos na ementa criada nos primeiros dias de aula e desenvolvidas pelos estudantes da unidade escolar.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas