Formação por projetos em nível superior

experiência pedagógica da disciplina de análise da informação socioespacial

Autores

  • Francielly Naves Fagundes Unesp Rio Claro
  • Jose Gilberto de Souza Unesp Rio Claro

Resumo

A formação por projetos concorre com a construção de estratégias de ensino em que os elementos teóricos e práticos de pesquisa ganham uma dimensão de concretude e ampliam a capacidade cognitiva dos discentes sobre a realidade. No campo pedagógico a “atividade” enquanto dimensão teórica e prática de apreensão da realidade integram “ações” que se interpõem e interagem de forma objetiva sobre o real. Neste sentido, a experiência pedagógica do Estágio de Docência na disciplina de Análise da Informação Socioespacial3, de caráter teórico-metodológico do Curso de Graduação em Geografia, foi desenvolvida a partir da construção de um projeto de investigação científica que fundamentasse a construção conceitual, o tratamento de dados, a espacialização e principalmente a análise de categorias que reuniram capacidade explicativa sobre a pergunta central de pesquisa.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas