Prática de ensino sobre a paisagem em região de fronteira agrícola Amazônica

aspectos estruturais e subjetivos

Autores

  • João Vitor Gobis Verges Unesp Presidente Prudente
  • Anderson Marioto Unesp Presidente Prudente
  • Nivea Masssaretto Verges Unesp Presidente Prudente

Resumo

A disciplina de geografia no ensino médio procura trabalhar o espaço geográfico com suas categorias analíticas. Nesta perspectiva, para o estudo da paisagem com estudantes do 2º ano, procurou-se estabelecer uma ação pedagógica que entrelaçasse as dinâmicas econômico-estruturais junto da representação das subjetividades que demarcam os lugares. Para isto, utilizou-se de um conjunto com seis aulas em que os estudantes fotografaram locais que possuíam significados para si e que, ao mesmo tempo, apresentassem aspectos ligados ao desenvolvimento econômico. Esta proposta foi desenvolvida no IFMT - Campus Avançado Guarantã do Norte, numa região de fronteira agrícola em que a pressão da expansão do agronegócio é latente. Como resultado, foi possível discernir que as exposições unicamente econômico-estruturais das paisagens podem conferir predominância das justificativas lineares à razão econômica do capital. Ao contrapor as manifestações poéticas desenvolvidas pelos estudantes, foram alcançados questionamentos que incluíam as significações e as vinculações subjetivas dos diferentes povos que habitam a região. Neste sentido, a fotografia e a poesia, articuladas, permitiram um salto analítico com novas compreensões do espaço geográfico por parte dos estudantes.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas