O trabalho de campo como promotor de uma educação e conhecimento contextualizados e particip(ativos)

o caso da E.E. Dr. Newton Oppermann, Campinas (SP)

Autores

  • Joseane Carina Borges de Carvalho PECIM Unicamp
  • Maurício Compiani PECIM Unicamp

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de conteúdos ligados ao escopo das Geociências, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, apresenta-se como desafiador na prática docente, notadamente quando o que se pretende é auxiliar na promoção de uma visão ampla de Ambiente, cujos elementos naturais e antrópicos que o compõe, sejam apreendidos em suas relações e interdependências, visto que, visões fragmentadas do mesmo, terminam por culminar nas tão proclamadas Questões Ambientais. Neste sentido, objetiva-se desenvolver uma metodologia calcada no ensino/aprendizagem contextualizadas (Pedagogia Crítica do Lugar/Ambiente) tendo, para tanto, o trabalho de campo como o fio condutor das práticas e reflexões. Assim, é na E.E. Dr. Newton Oppermann que se pretende desenvolver este estudo, a mesma pertence ao Distrito do Campo Grande, no município de Campinas (SP), inclusa numa importante Bacia Hidrográfica, a do Córrego do Piçarrão, altamente urbanizada e com consideráveis problemas de ordem socioambiental. Por fim, espera-se promover junto aos alunos, professores e coordenadores, mecanismos de ensino/aprendizagem que culminem na conjunta produção de conhecimentos contextualizados.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas