As imagens nos livros didáticos de Geografia e suas implicações na construção de sentidos

Autores

  • José Vitor Rossi Souza Unesp Rio Claro

Resumo

Discutindo os meios que subsidiam a prática docente, é possível observar o papel de destaque que ocupam os livros didáticos no cotidiano escolar e, ao analisá-los, verifica-se uma grande quantidade de imagens, a começar pela capa, presentes em suas diversas páginas, abordando diferentes temas. No caso da Geografia, os conteúdos estão dispostos em uma relação entre textos, mapas e imagens, com a preponderância das últimas na constituição geral do livro. As imagens são representadas por fotos, desenhos, esquemas explicativos, gravuras, pinturas, sendo que a maioria delas são acompanhadas por uma legenda, reforçando a articulação entre múltiplas linguagens na constituição do corpo do material didático. Devido ao grande número de imagens presentes nesse meio de ensino e considerando o poder de difusão de significados através do conjunto de seus significantes, ambos compondo signos, é fundamental que elas sejam analisadas no conjunto dos livros, que são importantes objetos de estudo das pesquisas em educação, com o intuito de desvendar as intenções/sentidos que elas veiculam, independente da linguagem verbal utilizada em paralelo ou associada a elas. Para isso foram escolhidos, aleatoriamente, dois livros didáticos, de diferentes editoras, pertencentes ao Ensino Fundamental II (7° e 9° ano), e selecionados pela avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2017-2019 e a partir deles analisados conteúdos referentes às temáticas das Regiões Brasileiras e dos continentes da Terra, entre os quais é possível estabelecer comparações nas abordagens realizadas pelos livros através das imagens que veiculam. Tal análise pretendeu quantificar o número de imagens presentes em cada uma das categorias selecionadas, tais como população, eventos históricos, paisagens naturais e economia, sendo essa dividida de acordo com os três setores que a compõe (primário, secundário e terciário). Nessa categorização dos assuntos representados, enquadram-se as divisões em uma concepção de Geografia baseada no tripé Natureza, População e Economia. Por último, com base nos resultados da investigação, os quais apontaram diferenças na representação de diferentes localidades, as quais colaboram para reforçar estereótipos e preconceitos, reitera-se a importância de analisar os materiais didáticos e os sentidos que são construídos e idealizados por eles. Isso deve ser considerado para que possa haver uma prática pedagógica consciente em relação aos seus objetivos e conhecedora dos meios de ensino que utiliza e também que esses livros possam ser reformulados a fim de melhorá-los com base nas críticas propostas por esse trabalho.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas