O estudo do meio como metodologia de ensino de conceitos fundamentais em Geografia
uma prática pedagógica no Bosque Municipal Fábio Barreto – Ribeirão Preto/SP
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais de aprendizagens adquiridas por meio da análise de relatórios feitos com alunos do 1º ETIM (Ensino Médio integrado ao Técnico) de Administração da Etec José Martimiano da Silva. O Estudo do meio foi realizado após aulas expositivas e debates sobre o conteúdo de “Conceitos fundamentais em Geografia: Espaço Geográfico, paisagem, Ação antrópica e cultura”. A saída a campo fez parte do processo da metodologia do Estudo do meio, pelo qual os alunos preceberam a complexidade da realidade e das ações antrópicas presentes. Como referencial teórico, usamos Nidia Pontuschka (2004;2007;2009) para conceitualizar Estudo do meio e seu funcionamento, Ausubel (2003) para entender a ideia de aprendizagem significativa e Roque Moraes (1999) para fazer a análise de conteúdo. A pesquisa tem viés qualitativo de análise de material, no caso, de relatórios de alguns alunos como amostragem da própria aprendizagem dos conceitos. O ponto central do processo é levar os alunos a ampliar a leitura de mundo dentro de uma metodologia interdisciplinar e diferenciada nas aulas de Geografia no ETIM.