“A torre me protege! ”

o jogo de xadrez e o mapa mental

Autores

  • Ralfe de Souza Medeiros da Silva UFF

Resumo

O conturbado momento político em que passamos é oportuno para ratificar a importância de se aprender Geografia na escola, uma vez que a educação geográfica busca contribuir para a formação cidadã dos sujeitos através do desenvolvimento do pensamento geográfico e espacial. Nesse sentido, elencamos instrumentos que contribui para tal desenvolvimento, como o jogo de xadrez e o mapa mental. Ambos, separadamente, auxiliam em diversos atributos cognitivos, como o exercício de abstração, imaginação, pensamento espacial e geográfico. Contudo, o objetivo deste trabalho é sugerir o jogo de xadrez como recurso metodológico de confecção de mapas mentais com o intuito de potencializar o pensamento geográfico e espacial do sujeito elaborador do mapa. Sendo assim, analisamos um mapa mental produzido por um dos sujeitos colaboradores da pesquisa de mestrado. Discutimos o conceito de lugar a partir da circunstancialidade. A Metodologia Kozel foi elencada para auxiliar na análise do mapa mental, assim como o próprio relato do sujeito participante da pesquisa, que demonstrou uma interessante reflexão sobre o lugar elencado por ele representado, nesse caso a escola em que o mesmo estuda.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas