A utilização dos jogos na alfabetização cartográfica

Autores

  • Isa Ribeiro Pessanha UFF

Resumo

Este trabalho consiste numa narrativa da prática pedagógica realizada em uma escola de Campos dos Goytacazes - RJ. As ações relatadas aqui compreendem tanto a prática docente como a receptividade dos discentes que são crianças de cinco a sete anos de idade, que cursam o primeiro ano do Ensino Fundamental I. Essa prática aparecerá como uma provocação à conscientização dos discentes sobre a sua orientação no espaço introduzindo as noções de lateralidade (direita, esquerda, cima e baixo/ norte, sul, leste e oeste) utilizando um tapete geográfico em forma de “Amarelinha” e o “Jogo do Quem/O quê?” que servira como um método avaliativo da percepção do aluno sobre o que foi visto em aula expositiva e durante a “Amarelinha”. Todos as dificuldades e sucessos deverão ser expostas ao longo da discussão, uma vez que se trata de uma turma onde poucos alunos receberam tais estímulos na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas