Atividade Álbum de Família no Ensino de Geografia

primeiras impressões de um projeto em construção

Autores

  • Deborah da Costa Fontenelle

Resumo

A sociedade não pode ser desvinculada do espaço em que vive e este, por consequência, só faz sentido se associado à sociedade que o criou. Como geógrafa me foi ensinado a ver o mundo desta maneira e agora, como professora, esforço-me para que meus alunos façam o mesmo. Entretanto, esta não é uma tarefa fácil. A sociedade atual, fruto do meio técnico-científico-informacional, parece estar pautada em alguns contrassensos: quanto maior a circulação de informações mais alienados ficamos; quanto mais é facilitada a comunicação mais difícil se torna se comunicar de fato; quanto mais próximos parecemos estar uns dos outros mais distantes estamos. É uma sociedade cada vez mais individualizada. E a escola, inserida neste contexto, segue a mesma lógica. Cada vez mais distante da realidade dos estudantes, a escola muitas vezes não se preocupa em ensinar seus alunos a voarem, mas sim em enquadrá-los, padronizando pensamentos e tolindo olhares. No processo educacional, alunos e professores estão tão acostumados com provas e notas que se esquecem do mais primordial: refletir. Refletir sobre o porquê de estarem ali, sobre qual o sentido da escola, sobre qual sociedade queremos e sobre o papel de cada cidadão na construção dessa. Neste sentido, o presente trabalho pretende apresentar e discutir uma experiência de atividade intitulada Álbum de Família cujo objetivo é despertar o olhar geográfico dos alunos a partir de aspectos observados em suas próprias vidas. Através da construção da sua árvore genealógica e da descrição das trajetórias familiares, os estudantes são convidados a realizar um trabalho de investigação sobre suas próprias histórias, tendo as ferramentas da análise geográfica como suporte. Este trabalho constitui um primeiro relato de experiência acerca dessa atividade, realizada no ano de 2014 no 9º ano do ensino fundamental e no 2º ano do ensino médio. Neste relato são descritas as etapas da atividade, alguns resultados preliminares obtidos a partir das experiências de aplicação, e apontamentos de perspectivas futuras de continuidade e aprimoramento do exercício na sua construção de um projeto maior.

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Publicado

08.02.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas