A etnociência e os saberes da tradição no contexto amazônico como possibilidades de Ensino de Geografia e História para as escolas rurais do Amazonas

Autores

  • Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna
  • Mary Tânia dos Santos Carvalho

Resumo

No artigo apresenta-se proposta de trabalho vinculada à Extensão Universitária, pautada no reconhecimento da capacidade do outro de construir relações com outros e com o mundo. O objetivo é promover entre os acadêmicos das Licenciaturas em Geografia e História do Centro de Estudos Superiores de Parintins/AM, da Universidade do Amazonas (UEA), o estímulo à interação universidade-comunidade tendo como elementos da formação desses graduandos o entendimento do que seja saberes da tradição e da etnociência no contexto histórico amazônico por meio do uso desses saberes em sala de aula, frente aos novos desafios da formação profissional. O encaminhamento metodológico toma como procedimento uma estrutura sequencial de instrumentos de investigação e formas de abordagem, dentre os quais: rodas de conversa, infográfico como recurso pedagógico, a Entrevista como Prática Pedagógica e o desenvolvimento de sequências didáticas. Os resultados esperados primam pela aproximação entre universidade/ escolas, alunos/comunitários/ proponentes e, na relação multitemporal e intergeracional possibilitando aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Rurais do Amazonas, conhecimentos geográficos e históricos a partir de suas próprias experiências e ações.

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Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas