Abordagens sobre a cidade no Ensino de Geografia

Autores

  • Valéria Rodrigues Pereira
  • Jéssica Oliveira Ferreira

Resumo

Este artigo refere-se ao projeto de iniciação científica “A cidade e urbano no cotidiano escolar” vinculado ao projeto de pesquisa “Abordagens teóricas e práticas da cidade e do urbano” desenvolvido a partir de 2014, no Curso de Geografia da UFMS, Campus de Três Lagoas. A presente proposta objetivou conhecer e analisar o ensino de geografia na escola pública, segundo os referenciais teóricos e a prática educativa. Por meio dos conceitos de cidade e urbanização conhecemos os recursos utilizados em uma escola pública de Três Lagoas-MS, dialogamos com os professores e realizamos atividades diagnósticas com alunos do ensino fundamental buscando identificar se, de fato, os estudantes se apropriam dos conceitos geográficos. O cotidiano escolar revela especificidades no perfil das turmas, na prática do professor e aponta para necessidade de encontros periódicos entre os pares da disciplina, bem como cursos de formação continuada voltados para ensino.

Downloads

Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas