Composição e segregação socioespacial

escalas de percepção e análise

Autores

  • Luis Felipe Valle

Resumo

Inseridos num contexto cada vez mais desconexo dos espaços públicos e das inflexões sociais, políticas e econômicas características das relações e conflitos que atingem mais comumente as populações marginalizadas, estudantes de classes média e alta tendem a ignorar as dinâmicas de composição e segregação socioespacial – mesmo as que estão prestes em seus restritos círculos de convivência, geralmente reduzidos a condomínios fechados, escolas particulares, clubes de lazer e recreação e shopping centers. O trabalho de análise da composição e segregação socioespacial num desses espaços, um shopping center, possibilita significar a utilização de ferramentas geográficas abarcadas pelos censo demográficos e exemplificar a importância da análise demográfica atrelada ao contexto histórico, socioeconômico e cultural em que está inserida. A escolha do shopping, onde geralmente são ignoradas as interações sociais e relações hierárquicas de poder, exploração e hierarquização, tem por finalidade provocar o estudante a perceber com um olhar crítico e reflexivo a forma materialista, consumista e excludente através da qual as relações econômicas, políticas e culturais moldam o espaço geográfico. Partindo da escala de percepção local, a análise passa a buscar outros espaços e extrapolar aqueles que fazem parte do cotidiano do estudante, provocando-o a pensar de que maneira essas mesmas relações se estabelecem em bairros periféricos de seu município, entre os municípios de seu estado, entre os estados de seu país e de que maneira são influenciados à mesma medida que influenciam a globalização dessa estrutura de poder e dominação através da segregação e da exploração.

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Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas