A alfabetização cartográfica como estratégia no ensino da escala geográfica nos anos iniciais

Autores

  • Viviana do Carmo Daumas dos Santos
  • Wilson Messias dos Santos Junior

Resumo

O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais possibilita que a criança faça a leitura do mundo através de conceitos e procedimentos que precisam desde cedo ser desenvolvidos, a fim de formar um indivíduo capaz de entender e utilizar de forma eficiente ferramentas que o levem a agir no espaço geográfico com autonomia e fazer a ressignificação do seu espaço vivido. A utilização da alfabetização cartográfica vai de encontro com a aprendizagem regular dos alunos, facilitando o entendimento do conteúdo estratégico e sistematizado da geografia posteriormente, dando-o uma maior possibilidade de construção de esquemas cognitivos para construção desses conhecimentos. O presente artigo demonstra experiências de atividades desenvolvidas com alunos do ciclo de alfabetização que tiveram como objetivo a construção e conhecimento de uma linguagem gráfica e apresentação da cartografia como meio de comunicar o espaço, através da construção de conceitos como: localização, orientação, direção, proporcionalidade, escala, representação bidimensional e tridimensional, através de atividades lúdicas e práticas, considerando características da linguagem cartográfica, como proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

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Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas