Da janela da minha casa, eu vejo minha rua, meu bairro, minha cidade e o Boldrini
Resumo
A prática educacional relatada neste trabalho foi desenvolvida no Centro Infantil Domingos Boldrini, tendo em vista a pedagogia hospitalar e voltou-se para a formação cidadã. O Setor Pedagógico do Hospital Boldrini é um espaço com propostas educativo-escolares, para crianças e adolescentes, que atende de maneira específica, questões relacionadas à educação escolar. Promove um espaço prazeroso de interação social e favorece a reinserção escolar, após a hospitalização. Ao inserir a Pedagogia no contexto hospitalar, promove-se o atendimento às necessidades da criança e do adolescente hospitalizado ou em tratamento ambulatorial, no equilíbrio entre a sua saúde física, mental, cognitiva e social, oferecendo a oportunidade de melhoria da qualidade de sua vida. O trabalho desenvolvido pelo setor Pedagógico Hospitalar assegura o acompanhamento da vida sócio-educativa dos pacientes, garante a integração escolar, contribui com o bem estar do aluno e respeita as necessidades de cada indivíduo. Uma doença implica conflitos psicossociais e a Pedagogia Hospitalar, aliada à equipe multiprofissional, garante acolhimento, afetividade e aprendizagem. Entendemos tal contexto como possibilidade de atuação e desenvolvemos encontros que contemplaram noções e conceitos geográficos, promovendo reflexões em torno da localidade de cada criança. O projeto foi planejado e desenvolvido com a intenção de contemplar o objeto central explicitado no Parâmetro Curricular Nacional de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tal objetivo é formar para a cidadania, isto é, espera-se que sejam desenvolvidas práticas educacionais voltadas para a formação cidadã. A prática educacional, desenvolvida na Ludoteca do Centro Infantil Domingos Boldrini, relatada no presente trabalho, buscou colaborar com a leitura e compreensão do mundo, por meio das reflexões a respeito da localidade de cada paciente.