O estudo do meio e o trabalho de campo
práticas pedagógicas na Geografia do Rio de Janeiro
Resumo
Trabalhar com ensino de geografia nos permite pensar desde as práticas pedagógicas exercidas em sala de aula até a dinâmica que envolve os territórios do espaço escolar. Repensar como a geografia escolar pode (re) existir às mudanças constantes que atingem a educação e a sociedade criando significado para quem participa foi um dos principais norteadores para o trabalho realizado com o Projeto PIBID "Trilhas e Caminhos do Saber Geográfico", que visa a aplicação das práticas de Estudos do Meio para o ensino de geografia em colégios públicos municipais localizados no Rio de Janeiro. O trabalho tem o intuito de ensinar os conceitos geográficos como Espaço Geográfico e Paisagem, bem como trazer a ciência geográfica para exemplos mais próximos do cotidiano discente, demonstrando dessa forma uma prática com um maior potencial didático. No início pensávamos que os trabalhos de campo seriam suficientes para dinamizar o processo ensino aprendizagem, posteriormente entendemos que o Estudo do Meio ampliaria todo esse processo. Neles a organização cronológica se dá na seguinte ordem: formalização de uma visita pré-campo com o intuito de reconhecer o terreno e estudar todos os pontos de interesse; criação de um material didático anexado à um questionário e um caderno de anotações; o trabalho de campo, atividades em sala sobre o que foi visto no campo e por fim a avaliação feita pelos estagiários em cima dos questionários. Até o presente momento, alguns trabalhos de campo foram realizados, tendo se mostrado de grande valia para o aprendizado dos conceitos geográficos por parte dos alunos, além do mais, o constante desafio de planejar e executar práticas pedagógicas de Geografia que sejam compatíveis com a necessidade e realidade do ensino básico gratuito na cidade do Rio de Janeiro tem permitido compreender a importância de atividades de pesquisa e iniciação à docência no espaço escolar.Possibilitando os estagiários PIBID pudessem não apenas aprofundar suas percepções sobre a escola e seus problemas, mas também buscassem soluções para a escola conveniada, além de vivenciar uma experiência única como futuro docente em geografia, levando em conta que a proposta pedagógica do Estudo do meio nas aulas de Geografia pode ser um importante aliado para o educador contribuindo para a construção do olhar geográfico em seus alunos.