Estudo do meio, uma prática de ensino em Geografia: o Parque Urbano de Pituaçu, Salvador - Bahia e as percepções geográficas de alunos do Ensino Médio
Resumo
A elaboração deste artigo se deu em virtude da necessidade de fomentar práticas de ensino em Geografia, uma vez que esta é uma ciência que tende a desenvolver o senso crítico e as percepções dos sujeitos envolvidos na identificação de fenômenos geográficos no seu cotidiano. Nesse sentido, vamos, através da prática “estudo do meio” tornar os conceitos e temas relacionados a esta disciplina palpáveis e de fácil compreensão, trazendo a teoria para a pratica na tentativa de torna coeso o conhecimento. A significativa representatividade socioambiental do Parque urbano de Pituaçu, na cidade do Salvador, tornou o local como exemplo a ser estudado dentro da proposta do nosso projeto, entendendo que este é um espaço de dinâmica socioambiental e físico natural, expressando de forma pertinente as evoluções ocorridas na formação da cidade, dando ao trabalho a relação empírica necessária. Alunos oriundos do ensino médio foram inseridos no meio e através de suas percepções responderam algumas matrizes de observação relacionadas com temas da Geografia. Juntamente com os professores em formação, estariam fomentando a teoria na prática e sedimentando os conhecimentos relacionados à disciplina, ancorado em reflexões teóricas e das experiências vividas na aplicação desta metodologia, na circunstância de participantes, organizadores desta atividade, tenciona- se contribuir para a melhor instrução do aluno e dos professores em formação.