Ensino de Geografia e cartografia tátil

relato de uma experiência no Ensino Médio

Autores

  • Maycon Fritzen

Resumo

Na atualidade, um dos maiores desafios do Ensino Básico é acolher a pluralidade das vivências pessoais e, a partir da diversidade de trajetórias particulares dos sujeitos, propiciar um processo de ensino-aprendizagem que busque a emancipação e a produção de uma consciência crítica e cidadã, para além de um ensino tecnicista e instrumentalizador. De tal forma, o ensino de Geografia precisa constantemente (re)buscar conteúdos e metodologias de ensino que auxiliem os discentes a pensar o seu espaço e as teias de relações socioespaciais na qual estão inseridos. Nesse breve relato de práticas pedagógicas apresenta-se uma gama de desafios presentes na realidade escolar, segundo as observações realizadas durante os estágios curriculares, em especial, a realidade do ensino de Geografia conduzido por um professor com limitações da capacidade visual. Esse foi o fato motivador para a escolha e o desenvolvimento da produção de mapas táteis em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Para a organização sequencial dos conceitos, categorias, conteúdos, atividades e avaliações das aulas utilizou-se a metodologia do “Caminho Pedagógico”, uma abordagem sistemática adotada nos estágios supervisionados dos acadêmicos do curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

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Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas