Territórios vividos

experiências e práticas educativas do grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano no processo ensinar-aprende

Autores

  • Rogério Luiz Souto Cavalcanti
  • Diana Carolina Gómez Bautista
  • Ítalo César de Moura Soeiro

Resumo

A produção do espaço, nas cidades brasileiras, está moderada na subordinação de classes e nos interesses hegemônicos, evidenciando-se os modelos de intervenções urbanas pautados em projetos, nos quais os interesses privados são superiores aos públicos. Assim, por meio de atividades de reflexão crítica ao modelo de cidade, o Grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU) propõe atividades junto aos territórios vividos, a partir da execução de atividades de assessoria fundamentadas em práticas dialógicas e libertadoras dentro e fora da Universidade. Como procedimentos metodológicos, o artigo baseou-se em pesquisa bibliográfica, atividades de promoção e trocas de experiências (ensinar-aprender) em sala de aula junto aos estudantes do ‘Vestibular Solidário’ da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho apresentará temáticas fundamentais para o debate contemporâneo dos espaços urbanos brasileiros, em especial, na cidade do Recife/PE.

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Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas