Trabalho de campo nos cerrados goianos

proposta metodológica para o Ensino de Geografia

Autores

  • Fernanda Leão Inácio Alves IESA-UFG
  • João Carlos de Lima Neto IESA-UFG

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Geografia, no ensino fundamental II, sobre a temática: atividades econômicas em Goiás e a degradação dos cerrados. Foi desenvolvido com base na experiência formativa, vivenciada no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia II do curso de licenciatura em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, durante a realização das atividades de estágio no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas à Educação, no ano letivo de 2015. O trabalho de campo, dentro da Geografia escolar, traduz uma prática importante na construção do conhecimento por parte dos alunos. Segundo estudos recentes, ele figura um caminho metodológico que combina teoria e prática, e que, aproximando os alunos da realidade objetiva, colabora com a ação educativa. Contudo, para que ele cumpra o seu papel no processo de ensino-aprendizagem, algumas etapas devem ser bem definidas. Assim, buscamos aqui apresentar uma proposta de trabalho de campo que estreite o caminho entre os alunos e os conteúdos geográficos. Os procedimentos metodológicos não se resumem ao trabalho em si, mas perpassam as diversas etapas que o compõem tais como: escolha do tema, aula preparatória antes do campo, escolha do local, planejamento, realização e avaliação de aprendizagem. Para tal, realizamos um levantamento bibliográfico sobre a temática a ser trabalhada e elaboramos as etapas da proposta de trabalho, com a finalidade de construirmos conceitos juntamente com os alunos em campo, tais como: Cerrados; Modernização da agricultura; Uso e ocupação do solo.

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Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas