O estágio supervisionado na formação do professor

um projeto de intervenção

Autores

  • Mariana Lima Loterio Unicamp
  • Laura Butti do VAlle Unicamp
  • Lucas da Silva Stahl Unicamp

Resumo

As atividades retratadas neste trabalho foram realizadas no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado de Geografia I (GF806), oferecida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no instituto de Geociências, no primeiro semestre de 2016. Como o projeto foi realizado em grupo, primeiramente, cada integrante realizou observações semanais das aulas de Geografia das turmas do 7° ano B, 7° ano C e 8º ano E do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gustavo Marcondes, acompanhada por dois professores supervisores de estágio. Esta observação possibilitou e fundamentou o desenvolvimento, em grupo, do projeto de intervenção aplicado nas turmas observadas durante o semestre. É importante dizer que esta observação não se resumiu à sala de aula, incluindo todos os elementos do cotidiano escolar: desde a atuação dos funcionários e corpo docente, até a interação dos alunos no intervalo, a infraestrutura da escola e o cotidiano escolar como um todo. Ao final, o projeto desenvolvido teve como tema “Preservando o espaço público: A proteção do ambiente urbano e escolar.”.

Downloads

Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas