Histórias e trajetórias espaciais em sala de aula

migração e ressignificação do espaço geográfico

Autores

  • Viviane Lousada Cracel

Resumo

O trabalho apresenta um relato e reflexão sobre uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Geografia, com a colaboração da professora de Língua Portuguesa, com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campinas/SP. A prática pedagógica envolve o tema migração e teve três objetivos principais: discutir o processo migratório como um fenômeno que perpassa momentos mais específicos da nossa história, porém, ainda contemporâneos; compreender o espaço geográfico como o acúmulo de trajetórias espaço-temporais que se encontram; e desvendar algumas dessas trajetórias, aproximando os alunos de suas próprias experiências e de seus familiares. Para o desenvolvimento da proposta, foram utilizadas aulas expositivas, visita ao Museu da Imigração e entrevista com os familiares. A atividade possibilitou aos alunos conhecerem um pouco mais sobre sua história, de onde vieram e porque vieram, algo que muitos até então desconheciam, além de compreenderem a migração como um processo contemporâneo, mais perto deles do que imaginavam.

Downloads

Publicado

01.03.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas