O que dizem os(as) professores(as) iniciantes de Geografia da rede municipal de São Paulo sobre ensino de Geografia e educação das relações étnico-raciais

Autores

  • Shirley Antonio Fialho Unifesp

Palavras-chave:

Ensino de geografia; Educação das relações étnico-raciais; formação de professores; Escola pública

Resumo

O texto apresenta a pesquisa realizada com professores (as) de Geografia iniciantes na profissão docente da rede municipal de educação de São Paulo. A pesquisa procurou analisar o que os (as) professores dizem sobre o Ensino de Geografia e a Educação das Relações Étnico-raciais, bem como, identificar como os (as) professores (as) concebem a escola pública em que exercem a docência; analisar como o professor entende o ensino de geografia na escola básica e no ensino fundamental; identificar a partir da fala dos professores (as) como eles articulam o ensino de Geografia e a Educação das relações étnico-raciais em suas práticas pedagógicas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, documental e bibliográfica. Para a análise de dados foi utilizada a análise de prosa, proposta por ANDRÉ (2003). Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir de forma significativa para um melhor entendimento sobre a percepção de professores (as) iniciantes na profissão docente no que diz respeito ao Ensino de Geografia e à Educação das Relações Étnico-raciais.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas