Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do Encontro Regional de Ensino de Geografia
Arquivos
Organizadores
Sobre
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
2023: Linguagens, formação docente e práticas educativas no ensino de Geografia
2023: Linguagens, formação docente e práticas educativas no ensino de Geografia
Publicado:
05.05.2024
Expediente
Expediente
Comissão Organizadora
1-9
PDF
Apresentação
Apresentação
Tânia Seneme do Canto, Rafael Straforini
10-11
PDF
Trabalhos acadêmicos e práticas educativas
Ensinando o patrimônio cultural decolonial nos trabalhos de campo de Geografia
Rafael Henrique de Moura
12-24
PDF
Marco temporal e escreviventes: territorialidades, Maré-RJ e povos em movimento
Camila Reis Tomaz, Nilton Abranches Junior
25-36
PDF
O que dizem os(as) professores(as) iniciantes de Geografia da rede municipal de São Paulo sobre ensino de Geografia e educação das relações étnico-raciais
Shirley Antonio Fialho
37-48
PDF
Irún Nagô, trançando cultura na cabeça: o ensino de Geografia afrocentrada a partir das tranças enraizadas
Jamaa Tendaji Bakari P. A. dos Santos
49-57
PDF
Novos olhares sobre os povos indígenas: um relato de experiência na formação do docente em Geografia
Marllon Henrique Leandro
58-68
PDF
Mapas narrando estória: a cartografia pós-representacional no ensino de Geografia por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS)
Marielle Jacinta Pereira Costa, Guilherme Matos de Oliveira, Tânia Seneme do Canto
69-81
PDF
Juventudes e cartografias na internet: campo de reconhecimento e visibilidade
Larissa Uceli
82-94
PDF
Dispositivos do cinema na Geografia Escolar: paisagem é apenas o que é belo?
Isabelle Inácio da Silva, Marcela Santa Rosa Santos, Penha Caroline da Costa Lopes, Débora Schardosin Ferreira
95-106
PDF
Desafios e potencialidades do ensino de Geografia no ensino médio por meio da análise descritiva da literatura
Thais Maria Sperandio, Jerusa Vilhena Moraes
107-119
PDF
Geografia crítica e o ensino da globalização: desafios e práticas
Deborah Joanna Campos Branco, Marcos de Oliveira Soares
120-132
PDF
Alfabetização e letramento cartográfico na BNCC - análise dos pressupostos da cartografia escolar da educação infantil ao ensino médio
Jean Cássio Lima
133-145
PDF
O ensino da cidade contemporânea: a fragmentação socioespacial no currículo paulista
Gabriel
146-156
PDF
Movimento escola nova e Geografia Escolar moderna: a questão nacional em Raja Gabaglia
Lucas Zanelatto Pullig
157-169
PDF
Investigando a história da Geografia Escolar: o manual escolar de Miguel Milano para o curso secundário (1932)
Rafa , Diego Carlos Pereira
170-182
PDF
O impacto da pandemia na vida das mulheres: a distribuição da violência no município de Campinas
Rebeca Cristina de Souza, Bárbara Lino Afonso, Hadassa Castro de Souza, Igor Cauê
183-195
PDF
Explorando o Chat GPT no ensino médio: uma abordagem crítica da inteligência artificial
Renan Pessina Gonçalves de Lima
196-207
PDF
Os itinerários formativos e a redução das aulas de Geografia no contexto da BNCC-EM: reflexões a partir do estágio supervisionado
Henrique Gabriel Damasio
208-219
PDF
Considerações sobre o ensino de escala cartográfica
Júlia de Oliveira Sena, Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz
220-238
PDF
Dicotomia intradisciplinar e inserção das "atualidades": o ensino de Geografia a partir do cursinho popular TRIU
Vinícius Carluccio de Andrade
239-251
PDF
Trabalho de campo: reflexões sobre a prática
Douglas Henrique Miranda Santos
252-262
PDF
Explorando a Geografia Escolar nas trilhas de uma aprendizagem compreensiva
Rodrigo da Silva Menezes, Iara Vieira Guimarães
263-275
PDF
A pesquisa em representações sociais no ensino de Geografia: construções metodológicas
José Vitor Rossi Souza, Andréia Osti
276-287
PDF
A contribuição da Geografia e das imagens sobre o racismo estrutural fora e dentro do ambiente escolar
Mariangela de Azevedo
288-301
PDF
Abordagem espacial e social na Geografia Escolar: a geograficidade do setor de Uberlândia-MG
Ellis Roza Passos, Lidiane Aparecida Alves
302-315
PDF
A base de saberes profissionais e os contextos de realização da prática de docentes de Geografia
Juliana Andrade Moura
316-328
PDF
O apagamento da diáspora negra no bairro da liberdade em São Paulo: o trabalho de campo no ensino de Geografia
Mateus de Sousa Nonato, Paula Cristiane Strina Juliasz
329-342
PDF
A experiência da residência pedagógica e a formação da identidade docente em estudantes de Geografia
Oziel Ulisses Torriani Contarato, Nathanael Seriano de Bairo
343-354
PDF
O impacto dos cursinhos populares de Campinas - SP na formação docente em alunos da graduação em Geografia da Unicamp e a relação entre esses espaços
Rafael Vidotte Mativi, José Antonio Lemos Veronesi, João Vitor da Silva Tavares, Lucas Reis Pereira
355-365
PDF
A Geografia Escolar no período escolanovista (1930-1960)
Gabriele Barbosa Luiz
366-377
PDF
Experiências do programa de residência pedagógica: trabalhando a temática do afro-indígena a partir de jogos e brincadeiras
Crislaine de Souza Borges, Nícolas Lúis Germano
378-389
PDF
Práticas educacionais no ensino de Geografia: experiências com oitavo ano no programa de residência pedagógica
Jaqueline Moreira de Sa Bezerra, Láila Amorim de Oliveira Cajaiba, Victor de Carvalho, Beatriz Agostinho Giarola
390-397
PDF
Aula temática de Geografia e espaço virtual com um revisionismo de conteúdos ensinados, na primeira metade do ano letivo de 2023, no 6º ano do ensino fundamental II
Rodrigo Garcia Andrade
398-407
PDF
A relevância do trabalho de campo e do turismo pedagógico para o processo ensino-aprendizagem de Geografia da educação básica
Viviane de Oliveira Lavandeira, Marcela do Nascimento Padilha
408-421
PDF
Oficina solo não é sujeira: educação em solos no ensino de Geografia
Natan Pinheiro de Freitas, Diego Fernandes Terra Machado
422-434
PDF
Práticas no ensino de Geografia: propostas pedagógicas para o estudo do relevo
Clayton José Budin, Fabiana Bardela Lopes, Milton Cesar Xavier
435-447
PDF
Cartocartas: o jogo como instrumento lúdico-pedagógico no ensino de Geografia
Jamille Ramos Silva, Amanda da Silva Lima Soares, Juliana Ramos, Vanessa Caldas Cardoso
448-460
PDF
A quem pertence Ubirajara? Uma proposta de avaliação por meio de webquest
Lucas Pinto Seixas, Maria Júlia Buck Rossetto
461-471
PDF
Metodologias ativas: experiências e possibilidades na Geografia do ensino básico
Jáckson Teixeira Galio
472-481
PDF
Lecionar Geografia em contexto pandêmico: saberes docentes com as TDICS construídos durante o ensino remoto emergencial (2020/2021)
Francisco Fernandes Ladeira
482-494
PDF
Poemas e desenhos em sala de aula: a Geografia aprendida e arte produzida por alunos
Gustavo Palma de Andrade Santos, Cerise Rocha de Jesus
495-507
PDF
Cartografia afetiva: mapeamento do caminho de casa para escola com alunos do EJA
Daniela Moreira Bastos
508-517
PDF
Por uma geografia literária: clube de leitura do LEPGHU/UFSM
Carla Pizzuti Savian, Amanda Rech Brands, Gabriel Medeiros Figueiredo dos Santos, Natália Lampert Batista
518-527
PDF
Geografia, arte e literatura: um encontro possível
Patrícia da Silva Gregner
528-541
PDF
Imagens, livros didáticos e a Geografia Escolar: alguns apontamentos críticos
Pedro Bernardes Pinheiro
542-554
PDF
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no contexto do ensino remoto emergencial: reflexões da experiência de estágio durante a pandemia de COVID-19
Natasha Marques de Paula Santos, Carlos Alexandre Zucchi Pereira
555-567
PDF
Contribuições da cartografia escolar para o ensino e aprendizagem de Geografia no Brasil
Beatriz Agostinho Giarola
568-581
PDF
A segregação socioespacial através da produção didática de vídeos em 360°: potencialidades para o ensino de Geografia
Gabriela Aparecida Costola, Diego Corrêa Maia
582-593
PDF
O percurso histórico do Brasil por meio da obra fílmica “Uma história de amor e fúria”
Maria dos Anjos Pereira Rodrigues, Antônio Carlos Freire Sampaio
594-608
PDF
A aprendizagem no ensino remoto emergencial por meio de métodos avaliativos online
Ana Alexandre Santos Rodrigues, Raul Reis Amorim
609-621
PDF