Mapas narrando estória: a cartografia pós-representacional no ensino de Geografia por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS)

Autores

  • Marielle Jacinta Pereira Costa Unicamp
  • Guilherme Matos de Oliveira Unicamp
  • Tânia Seneme do Canto Unicamp

Palavras-chave:

Cartografia Pós-Representacional, TDICS, Mapeamentos.

Resumo

Este trabalho desvela, como ponto de partida, que as metodologias e técnicas com bases tradicionais euclidianas – ainda que contribuíram muito para o desenvolvimento da cartografia – estão sendo reconfiguradas e emergem outras formas de mapeamentos. Múltiplas linguagens e metodologias estão sendo aprimoradas e fomentam significativas interpretações dos conteúdos cartográficos que são produzidos, dentre eles os que são tecidos no espaço escolar. Nesse processo, o uso de convenções cartográficas não é central, rígido ou assimétrico, o que pode fomentar potencialidades criativas, exploratórias e carregadas de subjetividades. Diante de um contexto pandêmico, de avanço da contaminação pelo coronavírus e da proliferação da Covid-19 no Brasil, a necessidade de isolamento social impactou diretamente as diversas modalidades de ensino, e na educação básica, o fechamento de escolas trouxe à tona as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso essencial para a continuidade das aulas. Com isso, diversas iniciativas suscitaram explorar a potencialidade das TDICs tanto para mapeamentos digitais, quando para o ensino da Geografia. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de discutir sobre a cartografia pós-representacional para o ensino de Geografia, apresentar as TDICs como caminhos para esses mapeamentos emergentes, e também demonstrar a concepção e aplicação da cartografia pós-representacional tanto por meio da coleta de imagens e mapas da cidade de Varginha-MG – analisando seus espaços e paisagens, quanto também da questão urbana, que resultou no mapeamento intitulado “A volta do ET: Varginha em Vertigem”, uma produção audiovisual com imagens coletadas por meio de diferentes tecnologias digitais, resultando não só no contato com elas, mas no desenvolvimento nas aulas de Geografia dessas novas propostas de mapeamento pós-representacional.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas