Dispositivos do cinema na Geografia Escolar: paisagem é apenas o que é belo?

Autores

  • Isabelle Inácio da Silva UERJ
  • Marcela Santa Rosa Santos UERJ
  • Penha Caroline da Costa Lopes UERJ
  • Débora Schardosin Ferreira UERJ

Palavras-chave:

Escola, Imagem, Paisagem

Resumo

 Na UERJ o projeto "Dispositivos do Cinema na Geografia Escolar”, tem como objetivo contribuir para a formação inicial de professores ao desenvolver reflexões teóricas e ações voltadas à análise e utilização de dispositivos de cinema como criadores de geografias.  Possui parceria com o Colégio Estadual Amazonas (SEEDUC - RJ), que neste ano teve implantado o Novo Ensino Médio - NEM. Através do atual cotidiano do projeto, o presente trabalho apresenta a atividade em que foi utilizado o conceito geográfico de Paisagem para compreender as transformações no entorno e dentro do espaço escolar, e como isto gera estereótipos de certos lugares a partir da compreensão da imagem como re(a)presentação. Neste trabalho será apresentada uma das atividades realizadas, em que são produzidas imagens, a fim de entender a idealização do que é paisagem, a partir de ações e impressões dos próprios alunos. Justifica-se porque as imagens “fabricam” visões de mundo, através também das paisagens exibidas no cinema. Para isto, foi realizado um detalhado planejamento de aula pelos licenciandos que envolveu a utilização de imagens como possibilidade de dispositivos que se relacionam com o cinema. Para o desenvolvimento deste trabalho, as ideias de Santos (1988) e Oliveira Jr. (2009), auxiliaram no planejamento da atividade e reflexões posteriores. A atividade  envolveu a análise  do espaço geográfico junto à vivência dos alunos com o ensino, pois se baseou naquele contexto geográfico, e eles foram convidados a se expressar e a produzir materiais como imagens, o que propiciou reflexões e questionamentos sobre sua própria realidade. Consideramos que as redes sociais fazem parte da vida dos alunos e são capazes de influenciar a forma como veem o mundo, a partir delas é possível gerar problematizações com o auxílio de conceitos da Geografia. Assim, na educação básica esta postura é um facilitador do aprendizado que é essencial na descoberta de outras geografias para o currículo a partir da Geografia Escolar.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas