Desafios e potencialidades do ensino de Geografia no ensino médio por meio da análise descritiva da literatura

Autores

  • Thais Maria Sperandio Unifesp
  • Jerusa Vilhena Moraes Unifesp

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino de Geografia, Geografia, Análise descritiva de literatura.

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise descritiva, com base nos estudos acadêmicos recentes, publicados na área da Educação sobre o Ensino de Geografia no Ensino Médio, onde se buscou identificar quais as potencialidades e desafios do ensino de Geografia na etapa do ensino médio, visando contribuir com a discussão dessa temática. Para a revisão descritiva da literatura foi realizado o levantamento de artigos científicos da plataforma de periódico Capes e de teses e dissertações publicados no período entre 2016 e 2023 e buscados na Base de Dados de Teses e Dissertações -BDTD. Definiu-se os procedimentos metodológicos em quatro etapas: 1- definição da questão-problema; 2- utilização de estratégias de busca para a pesquisa e seleção de um corpus; 3- exploração e análise dos dados; e 4- discussão dos resultados. Através das obras selecionadas classificou-se os principais temas que estão sendo abordados no ensino da Geografia na etapa do ensino médio. Após exploração e análise dos resultados foi possível caracterizar o Ensino Médio, apontando seus principais problemas e desafios. Notou-se que os estudos recentes se preocupam em debater a reforma curricular - Lei nº 13.415/2017 e como as mudanças colocadas por essa lei impactam a qualidade do ensino da Geografia. Observou-se que a nova estrutura curricular proposta para o “Novo Ensino Médio” pode acentuar as desigualdades educacionais já existentes no ensino médio e reduzir o ensino de conceitos e temas importantes da Geografia, o que leva a uma formação humana e cidadã menos abrangente.  

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas