Geografia crítica e o ensino da globalização: desafios e práticas

Autores

  • Deborah Joanna Campos Branco UFSCar
  • Marcos de Oliveira Soares UFSCar

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Geografia Crítica, Práticas pedagógicas em geografia

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante cinco meses, dentro da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso na UFSCar, campus Sorocaba, com aproximadamente 180 alunos em uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Teve como questão central demonstrar que o método proposto para o ensino de temas da Geografia, pode fazer a diferença na aprendizagem dos/as alunos/as. Para tal, optou-se pela abordagem crítica.  O objetivo foi promover um ensino que trouxesse uma reflexão sobre a importância da Geografia como disciplina e que possibilitasse uma significação sobre os processos que envolvem as aprendizagens considerando, para tal, os lugares de vivências dos/as alunos/as, por meio do recorte do tema Globalização. Com o uso do método materialista histórico-dialético, conseguimos verificar que é possível promover um ensino que considere os conhecimentos trazidos pelos alunos, proporcionando a significação e a ressignificação dos seus lugares de vivências, por meio da Geografia Crítica.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas