Alfabetização e letramento cartográfico na BNCC - análise dos pressupostos da cartografia escolar da educação infantil ao ensino médio

Autores

  • Jean Cássio Lima CEFET MG

Palavras-chave:

BNCC, Cartografia Escolar, Alfaletramento cartográfico.

Resumo

Professores de Geografia devem promover alfabetização e letramento em mapas, que são textos que dizem respeito ao nosso objeto de estudo, o espaço. Portanto, podemos falar em alfabetização e letramento cartográfico. Os mapas são a síntese da expressão dos fenômenos espaciais cartografados e permeiam o mundo vivido nos noticiários, nos aplicativos de celulares e também nas escolas. Dito isso, neste artigo objetiva-se analisar a BNCC, da Educação Infantil ao Ensino Médio, quanto às suas diretrizes em relação à Cartografia Escolar por meio de uma pesquisa qualitativa com base na discussão de alfabetização e letramento proposta pelo Grupo Nova Londres e por Magda Soares. Os resultados mostram que as bases para o alfaletramento cartográfico já se encontram na Educação Infantil, sendo desenvolvido a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos Anos Finais desse segmento se intensifica o letramento cartográfico, que contribui para os multiletramentos no Ensino Médio. 

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas