Alfabetização e letramento cartográfico na BNCC - análise dos pressupostos da cartografia escolar da educação infantil ao ensino médio
Palavras-chave:
BNCC, Cartografia Escolar, Alfaletramento cartográfico.Resumo
Professores de Geografia devem promover alfabetização e letramento em mapas, que são textos que dizem respeito ao nosso objeto de estudo, o espaço. Portanto, podemos falar em alfabetização e letramento cartográfico. Os mapas são a síntese da expressão dos fenômenos espaciais cartografados e permeiam o mundo vivido nos noticiários, nos aplicativos de celulares e também nas escolas. Dito isso, neste artigo objetiva-se analisar a BNCC, da Educação Infantil ao Ensino Médio, quanto às suas diretrizes em relação à Cartografia Escolar por meio de uma pesquisa qualitativa com base na discussão de alfabetização e letramento proposta pelo Grupo Nova Londres e por Magda Soares. Os resultados mostram que as bases para o alfaletramento cartográfico já se encontram na Educação Infantil, sendo desenvolvido a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos Anos Finais desse segmento se intensifica o letramento cartográfico, que contribui para os multiletramentos no Ensino Médio.