O ensino da cidade contemporânea: a fragmentação socioespacial no currículo paulista

Autores

  • Gabriel Unesp

Palavras-chave:

Fragmentação socioespacial, Ensino de Geografia, Documentos oficiais

Resumo

A configuração do espaço urbano brasileiro está ligada à forma com que o território foi utilizado ao longo de sua história. As suas morfologias e inter-relações se tornam cada vez mais complexas tendo em vista os diferentes processos presentes na contemporaneidade. Entende-se que o espaço urbano é fragmentado e articulado, atua como reflexo e ao mesmo tempo como um condicionante social, sendo um conjunto de símbolos e também um campo de lutas. Nesse sentido, o conceito de fragmentação socioespacial se destaca como uma das possibilidades teórico-analíticas para compreender o cotidiano urbano e as práticas socioespaciais contemporâneas. O presente trabalho buscou analisar criticamente os documentos oficiais curriculares de Geografia relacionados ao Ensino Fundamental II, mais especificamente o Caderno do Professor do Currículo Paulista, o qual direciona as ações docentes dentro de sala de aula, relativas aos temas ligados ao termo “cidade”. A metodologia da pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin associado a uma revisão da literatura sobre a temática. A categoria escolhida para o levantamento nos documentos foi “Cidade”, posteriormente dividida nas subcategorias: “1) Descrição da paisagem; 2) Urbanização; 3) Fluxos migratórios; 4) Conceitos de Geografia Urbana e 5) Sustentabilidade”. Desta forma, a pesquisa tem o objetivo de levantar, entender e problematizar as diretrizes curriculares e as aplicações de conteúdo, buscando contribuir para o desenvolvimento do debate sobre o ensino da cidade.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas