Movimento escola nova e Geografia Escolar moderna: a questão nacional em Raja Gabaglia

Autores

  • Lucas Zanelatto Pullig UFF

Palavras-chave:

Geografia Escolar; currículo; ideologia nacional.

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa de iniciação científica realizada no âmbito da Universidade Federal Fluminense e se insere na historiografia da da Geografia Escolar através da análise do manual escolar para o Curso Secundário “Praticas de Geographia” (1930), de Fernando Antonio Raja Gabaglia, buscando identificar nele a discursiva de construção do nacional durante o Estado Varguista. O manual foi contextualizado historicamente através de um sobrevoo sobre o histórico das transformações territoriais do Rio de Janeiro, sobre o conceito de modernidade e as suas influências  no Movimento Escola Nova e na Geografia Escolar Moderna. Para a análise, foi utilizada a perspectiva qualitativa da análise documental, acreditando que os dados não delimitam, nesse sentido, verdades absolutas. Cotejamos possibilidades através do através da reunião de conjuntos de indícios na obra. Por fim, apontamos para uma escolha curricular tomada por Raja Gabaglia que pôs em pauta a valorização da agenda nacional no contexto educacional brasileiro.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas