Investigando a história da Geografia Escolar: o manual escolar de Miguel Milano para o curso secundário (1932)
Resumo
Este artigo é um projeto de Iniciação Científica em desenvolvimento desde 2021 que se expressa como desdobramento da pesquisa de doutorado intitulada “Movimento Escola Nova e Geografia Moderna Escolar em manuais para o ensino secundário brasileiro (1905-1941)”, finalizada em 2019, sendo, portanto, uma continuidade e um implemento da linha de pesquisa em História da Geografia Escolar e das pesquisas referentes aos manuais escolares e cultura escolar materializada no âmbito da [omitido para avaliação]. Esse trabalho consiste em analisar as continuidades e descontinuidade com relação ao movimento renovador escola nova através de uma investigação do manual produzido por Milano para o ensino da Geografia em seu manual escolar “Geographia Geral: Curso Secundário 1 ed. (1932)”, publicado pela Editora TFP/Siqueira, em São Paulo. Se fez necessário, portanto, partir para uma investigação histórica e analítica sobre a obra didática referida através do seu contexto pedagógico do Movimento Escola Nova e da História da Geografia Escolar, além de investigar a origem do professor e compreendendo as influências que inspiraram sua obra. Estas análises se dão a partir de um teor historiográfico, se aprofundando em dados secundários, de abordagem interpretativa qualitativa, por meio de pesquisas documentais sendo necessário explorar, dentro do contexto geográfico educacional, as questões voltadas ao ensino proposta pelo manual de Milano e pelo movimento escola novista, para compreender os caminhos utilizados pelo autor e os seus fundamentos históricos, seus simbolismos e sua influência cultural que interferiram e influenciaram suas metodologias no ensino de Geografia da época.